14/11/2023 Comissão de Educação visita escolas no Passo da Pátria e no Alecrim

As escolas municipais Professora Mareci Gomes, no Passo da Pátria, e a 4º Centenário, no Alecrim, foram visitadas na manhã desta terça-feira (14) pelos vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara de Natal.

Durante a visita os vereadores observaram diversas questões na estrutura física e afirmaram que estariam buscando soluções para as situações encontradas.

Na Mareci Gomes, que atende 350 alunos em dois turnos, foi observado a necessidade do muro, parquinho para as crianças, falta de computadores e problema de conexão com internet que prejudica o uso dos novos 75 tablets.

"Acredito que a principal demanda neste momento é tornar nossa escola em período integral para que as nossas crianças não fiquem na rua. Conseguimos a reforma, mas não foi o suficiente ainda, temos algumas demandas como o nosso muro caindo e também o parquinho que nós não temos. Não temos lazer aqui dentro, só a quadra," falou a gestora pedagógica Janaina Pinheiro.

"A escola tem alguns problemas, mas está num nível acima da maioria das que visitamos. É uma escola com equipamento relativamente bom, uma escola que teve todo o teto trocado, para um teto térmico, o que é importante. O que encontrei aqui de mais positivo foi uma equipe de profissionais ótima, muito carinhosa com os alunos, ainda mais num bairro tão carente, como aqui é o Passo da Pátria," observou o vereador professor Robério Paulino (PSOL).

Já a principal demanda apresentada pela Escola Municipal 4º Centenário, que atende a 600 alunos nos dois turnos, foi relacionado a climatização.

"Há uma deficiência em relação à falta de ar condicionado. É um calor que ninguém consegue trabalhar ou estudar nessas condições. Então, um pouquinho de olhar da parte da gestão municipal já seria o suficiente para termos uma infraestrutura apropriada para a educação. A biblioteca, por exemplo, foi uma das principais que vimos até agora, uma das mais organizadas, mas nesse calor é impossível a criança sentar e passar meia hora, uma hora estudando", falou o vereador Daniel Valença (PT).

A vereadora Júlia Arruda (PCdoB) também participou das visitas.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis