• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

22/11/2023 Atualização salarial de engenheiros e arquitetos é tema de debate na Comissão

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade, da Câmara Municipal de Natal, abriu espaço da reunião desta quarta-feira (22) para promover um debate a respeito da atualização salarial dos engenheiros e arquitetos do município com as entidades representativas dos profissionais.

"A Comissão de Direitos Humanos abriu espaço para essas duas importantes categorias que aguardam a posição e uma resposta do Executivo no que se refere ao reajuste paralisado há dez anos. A Câmara Municipal, mais uma vez, é sensível ao pleito dos engenheiros e dos arquitetos para ouvir a categoria", falou a vereadora Júlia Arruda (PCdoB), propositora do encontro.

Para a presidente do CREA-RN, Ana Adalgiza Dias, foram encaminhados ofícios para a Prefeitura de Natal sobre a suspensão do reajuste salarial dos profissionais. A alegação é que existe um plano de carreira que está há mais de dez anos sem progressão. A cobrança é pela atualização salarial, já que a categoria tem o PIS salarial definido por lei.

"Mandamos alguns ofícios para a Prefeitura de Natal mostrando essa situação, já que a lei do plano de carreira foi aprovada na Câmara Municipal, ainda na legislatura anterior. Então, esperamos que haja pelo menos a abertura de um diálogo, que a Prefeitura receba os profissionais, entenda suas dores e que haja esse reajuste salarial, para que essa progressão de carreira aconteça", explicou. 

"A nossa Comissão agrega o Trabalho e por isso a gente vem com a luta das categorias, trazendo as discussões. Foi uma proposição da vereadora Júlia Arruda, que vem acompanhando esse debate da atualização salarial dos engenheiros e arquitetos no município. Tiveram alguns encontros no gabinete civil que não tiveram respostas. Também algumas cobranças na Secretaria de Administração que também não tivemos respostas e diante dessa situação, pensamos na possibilidade de fazer essa audiência para que se tenham as respostas do município. É necessário que se possa dar um encaminhamento a essa demanda de servidores que há dez anos não tem atualização salarial dos seus salários", observou a presidente da Comissão, vereadora Ana Paula (Solidariedade). 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) também participou da Audiência Pública. 

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis

Audiência Pública Debate sobre atualização salarial dos engenheiros e arquitetos do município do Natal/RN 22/11/2023