• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

23/11/2023 Audiência Pública debate desafios da Comunidade Village de Prata

As dificuldades vivenciadas por cerca de 7 mil pessoas da comunidade Village de Prata, no Planalto, Zona Oeste de Natal, foi tema de Audiência Pública na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (23), atendendo a uma proposição da vereadora Júlia Arruda (PCdoB). 

Com o tema: “Comunidade Village de Prata – os desafios na implantação de políticas públicas", a audiência pontuou as demandas e reivindicações dos moradores daquela comunidade, como a construção de uma Unidade de Saúde, a necessidade de um terminal de ônibus e problemas de abastecimento de água. 

"Lá precisa ser feito um terminal de ônibus, porque nós não temos. É muito complicado para sair de casa, a caminhada é longa e lá é muito esquisito, muito escuro", falou Ana Claudia, moradora da comunidade há dois anos. 

O Village de Prata foi inaugurado em 2018 com oito empreendimentos, oito blocos de apartamentos distribuídos em 1700 apartamentos. Para a vereadora Júlia Arruda, a população de cerda de 7 mil habitantes é equivalente a uma cidade de pequeno porte com toda a sua complexidade e as vulnerabilidades.

"Nós acompanhamos de perto toda a angústia dos moradores que não têm hoje uma educação, não tem um CEMEI, não tem uma escola. Eles também não tem uma unidade de saúde, não tem sequer transporte. O transporte que tem no Village de Prata é no terminal do Planalto. Então, eles têm que se deslocar uma boa parte a pé e no escuro. Tem também a falta de água. O poço perfurado no início da instalação não dá vazão para os demais empreendimentos que foram inaugurados ao longo desses anos. Hoje é uma oportunidade para dialogarmos com todos. Todas as secretarias foram convidadas", explicou a vereadora. 

Participaram do debate representantes das pastas municipais: SEMSUR, STTU, Educação, Saúde E Secretaria da Habitação, Além da Caixa Econômica Federal e CAERN. 

Sobre os esclarecimentos, Rawllison Medeiros, representando a Secretária Municipal de Saúde, informou que a construção da Unidade de Saúde teve problemas em decorrência do desnível no terreno que acabou alterando o projeto original e atrasando a obra. O novo projeto tem o prazo de ser executado entre janeiro e fevereiro do próximo ano. 

Para Guto Castro, representando a STTU, desde segunda-feira passada foi alterado de 7 para 39 viagens de ônibus para atender a reivindicação da comunidade. Segundo o representante, a STTU também está avaliando a instalação do terminal e a entrada das linhas 38 e 40. Já Thiago Melo, representante da CAERN, falou que um segundo poço já foi perfurado.

"Foi perfurado o primeiro poço pela construtora e ele não atendeu a vazão colocada em nossa viabilidade, que era de 150. Então, ficou verificado que esse poço não é suficiente para atender a demanda da população. Nesse sentido, a CAERN perfurou um segundo poço, embora não fosse de sua atribuição inicial. Esse segundo poço ainda resta a Caixa Econômica realizar a instalação de uma bomba e interligação no reservatório do condomínio", explicou o representante.


Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis

Audiência Pública Village de Prata-Os desafios na implantação de Políticas públicas 23/11/2023