29/11/2023 CMN outorga cidadania a compositor carnavalesco e entrega Comenda Wilma de Faria

Nesta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene de outorga de Título de Cidadão Natalense ao músico, cantor e compositor João Maria de Mendonça e entrega da Comenda Wilma de Faria. A proposição foi da vereadora Margarete Régia.

“Em cada lugar por onde passamos em Natal, vemos uma contribuição deixada por dona Wilma”, justificou a vereadora, que na CMN assumiu a entrega da honraria criada em 2017, por iniciativa do então vereador Ary Gomes. “Propus essa Comenda, para homenagear a memória da Guerreira e o legado dela”, disse o ex-vereador.

Entre os 21 homenageados com a com Comenda em 2023 estavam o criador do projeto musical Seis e Meia, William Collier, e o publicitário Alexandre Macedo, responsável por seis de 10 campanhas eleitorais disputadas por Wilma de Faria, que durante a vida pública exerceu os cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora de Natal, e de deputada federal e governadora do Rio Grande do Norte.

“Dona Wilma sempre foi uma grande incentivadora da cultura. Estou muito honrado em receber essa Comenda”, declarou Collier. “Essa Comenda é uma justa homenagem, para nos relembrar da melhor prefeita que Natal teve nos últimos tempos, bem como uma excelente governadora que também foi, especialmente pela visão social. É uma forma de reverenciar o trabalho dela”, disse Macedo.

Título de Cidadania

Homenageado com a Cidadania Natalense, o músico, cantor e compositor João Maria de Mendonça é natural do município potiguar de Areia Branca. Aos 66 anos de idade, dos quais 22 vividos em Natal, ele notabilizou-se como importante compositor ligado à cultura popular, compondo sobretudo frevos e forrós.  João Maria compôs dezenas de hinos de blocos carnavalescos, entre os quais dos blocos Os Cãos, As Raparigas, Sem Preconceito, entre outros.

“São importantes serviços prestados à cultura natalense, que estamos reconhecendo com a concessão desse Título de Cidadania. São mais de 150 músicas, dentre elas hinos carnavalescos, músicas regionais e cordéis populares, sempre retratando a vida do povo de Natal e do povo potiguar”, ressaltou a vereadora.

“A palavra que trago comigo é gratidão. Estou muito feliz”, agradeceu o homenageado.

O vereador Anderson Lopes, um dos irmãos e uma das filhas da ex-governadora Wilma de Faria: Nelson Newton e Márcia Maia, compuseram a mesa dos trabalhos da sessão solene.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Elpídio Júnior