30/11/2023 Frente entrega Comenda Tomázia Fernandes em defesa das Crianças e Adolescentes

A Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal realizou nesta quinta-feira (30) seu último encontro do ano com uma solenidade para a entrega da Comenda Tomázia Fernandes, reconhecendo 12 pessoas e entidades que atuam na defesa das crianças e adolescentes.

"É um momento para fazermos um balanço das lutas que ganharam repercussão ao longo do ano, pelas quais buscamos dar mais dignidade e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. Nesse mesmo sentido, homenagear Tomázia, que foi uma grande representante dessas lutas e, por meio dela, pessoas ou instituições que atuam na proteção da criança e do adolescente", destacou a vereadora Júlia Arruda (PCdoB), presidente da Frente.

A cerimônia contou com representantes da sociedade civil organizada que participam das discussões da Frente, inclusive o deputado estadual Hermano Moraes (PV) e o irmão da socióloga e pedagoga Tomázia Fernandes, Odjanilson Bezerra. "É uma homenagem merecida a Tomázia, que deixou um legado de trabalho em prol dos mais necessitados, para darmos continuidade. Pessoalmente, enquanto familiares, ficamos com uma grande saudede de sua presença física entre nós", disse ele.

O promotor de justiça da Infância e da Juventude, Marcus Aurélio, que foi homenageado como representante do Ministério Público estadual (MPRN), destacou que a comenda simboliza a responsabilidade das pessoas, entidades e instituições. "Os conflitos que envolvem crianças são complexos e acontecem na intimidade do lar, nas escolas, exigindo grande responsabilidade de quem os enfrenta. Essa homenagem a Tomázia é um símbolo que representa e encoraja todas as pessoas que dedicaram uma vida a esse trabalho", declarou.

Fotos: Francisco de Assis