01/12/2023 Primeiro mandato coletivo toma posse na Câmara de Natal

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome (MDB), deu posse ao primeiro mandato coletivo, a ocupar uma das vagas na Casa Legislativa, na manhã desta sexta-feira (01). Com o afastamento temporário do vereador Robério Paulino (PSOL) por motivos médicos, as suplentes do Juntas, um coletivo formado por Camila Barbosa, Letícia Correia, Cida Dantas e Ariane Idalino, assumem a cadeira do partido.

Participaram da solenidade os vereadores Dickson Júnior (PDT), Felipe Alves (União Brasil) e Camila Araújo (União Brasil), além de amigos, familiares e correligionários do coletivo.

"Quando montamos essa candidatura lá em 2020, e por poucos votos, na verdade, nós não fomos as titulares, nós queríamos que essa ideia de fazer política personalizada numa única figura que se postura como uma carreira profissional fosse desfeita. A nossa ideia é trazer uma noção de que a política tem que servir a vida das pessoas, que vivem em coletividade na sociedade. Então, para a estrutura que tem hoje um mandato de vereador em Natal, estamos dispostas a dividir de tudo, porque, na verdade, essa já é a maneira com que nós já estamos acostumadas na nossa militância. Nunca existiu na Câmara Municipal de Natal um mandato coletivo. Um mandato coletivo de quatro mulheres. Sendo duas delas negras, LGBT, trabalhadoras, mães. Esse é o nosso perfil. Nós achávamos que cabia dentro do sonho de um mandato, esse mandato coletivo que é histórico", pronunciou Camila Barbosa (PSOL), acompanhada pelas companheiras de mandato, ao chegar à Câmara Municipal para a posse.

"Apesar de hoje ser dia 1º de dezembro, os trâmites para essa transição aconteceram durante o Novembro Negro. É importante destacar que com a nossa chegada, o número de mulheres aumenta na Câmara Municipal de Natal. Sobretudo o número de mulheres negras nesse espaço que é tão importante, mas que nos foi negado historicamente por muito tempo. Então, vamos fazer um trabalho também visando a negritude e os povos de terreiro, que achamos que precisam ser representados através dos nossos mandatos”, falou Letícia Correia do Juntas.

Eriko Jácome, presidente da Casa, enfatizou que a presença do coletivo nesses 31 dias do afastamento temporário do vereador Robério vai reforçar ainda mais a atuação do Legislativo natalense.

"Infelizmente, recebemos o pedido de afastamento do professor Roberto Paulino, um vereador muito atuante da nossa Casa. Com todo o protocolo médico apresentado ao RH da Câmara, empossamos hoje a sua primeira suplente. Uma estudante que vem do movimento estudantil, com 27 anos. Camila chega aqui com um grupo coletivo que representa os votos democráticos que tiveram na última campanha. A todas desse mandato coletivo, só venho aqui desejar boas-vindas. Que nesses próximos 31 dias elas possam se doar com bastante trabalho para o desenvolvimento, fortalecimento e crescimento da nossa cidade. Sejam bem-vindas", falou o presidente.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis