27/02/2024 Vereadores de Natal aprovam criação do Programa Jovem Financista

O plenário da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, na sessão ordinária desta terça-feira (27), ao Projeto de Lei n° 555/2022, apresentado pelo vereador Aroldo Alves (PSDB), que dispõe sobre a criação e implantação do Programa “Jovem Financista” nas escolas do município. Aprovado em segunda discussão, o PL segue agora para sanção do Executivo.

A iniciativa consiste na difusão de conhecimentos sobre ingresso, participação e promoção de atividades empreendedoras no mercado, além de noções sobre planejamento financeiro e participação em mercados de capitais e investimentos aos alunos das escolas sob gestão municipal, relativos à educação financeira e empreendedora.

"Nossos alunos recebem diplomas de graduação sem o menor preparo para o mercado de trabalho e a vida profissional. Portanto, o Programa Jovem Financista ensinará a empreender e se adaptar à realidade que vivemos. Cabe ressaltar que, historicamente, o Brasil sempre enfrentou sucessivas crises econômicas e altos índices de desemprego. Portanto, é de responsabilidade do Poder Público ajudar a formar novos geradores de emprego no futuro: os empreendedores", defendeu Aroldo Alves.

Também em segunda discussão, foi aprovado o PL 337/2023, de autoria do vereador Tércio Tinoco (União Brasil), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Natal, a Semana Municipal de Conscientização e divulgação da Língua Brasileira de Sinais – Libras. "É de extrema importância que o conhecimento da evolução gramatical e conceitual da língua portuguesa ganhe ainda mais força à nível municipal, dando a causa visibilidade necessária e levando informação a toda a população acerca da temática", disse Tércio.

Mais duas matérias foram acatadas em segunda discussão: PL 229/2021, do vereador Raniere Barbosa (Sem Partido), que reconhece de Utilidade Pública a Associação dos Assessores Jurídicos do Município de Natal – A.A.J.M.N, e o PL 327/2023, do vereador Robson Carvalho (União Carvalho), que reconhece de Utilidade Pública Municipal a União Pet Brasil.

Fotos: Elpídio Júnior