08/03/2024 Câmara de Natal entrega Comenda Júlia Alves a 39 homenageadas pelo Dia da Mulher

Em sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (07), a Câmara Municipal de Natal entregou a Comenda Vereadora Júlia Alves Barbosa a 39 mulheres indicadas por vereadoras e vereadores.

“Essa honraria e essa solenidade são para homenagear mulheres que se dedicam e se empenham todos os dias para a construção de um mundo melhor. Dito isso, quero parabenizar não só as homenageadas, mas também a todas as vereadoras e as servidoras desta Casa Legislativa”, disse o presidente Eriko Jácome, ao abrir a sessão solene de propositura da vereadora Júlia Arruda, presidente da Frente Parlamentar da Mulher na CMN.

“Estamos homenageando mulheres que se destacaram nas áreas de atuação delas através de uma comenda que leva o nome de uma pioneira, que participou das principais lutas pela emancipação das mulheres, lutou pelo voto feminino e foi a primeira vereadora da América Latina. Júlia Barbosa é um símbolo desse parlamento e a memória dela nos inspira a continuar lutando por melhores dias para as mulheres de Natal”, afirmou a vereadora.

Em 1928, a vereadora Júlia Alves Barbosa tornou-se a primeira mulher a ocupar assento na Câmara Municipal de Natal. Natalense, nascida em 1898, ela foi uma das fundadoras da Associação de Eleitoras Norte-rio-grandenses e a segunda eleitora do Rio Grande do Norte, tendo sido a primeira a requisitar alistamento eleitoral em 22 de novembro de 1927, pouco depois de aprovada a Lei Estadual nº 660.

A sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Natal foi prestigiada pelo deputado federal Paulinho Freire (representando a Câmara dos Deputados), pela deputada estadual Terezinha Maia (representando a Assembleia Legislativa), e pelas secretárias estadual e municipal das Mulheres, Olga de Melo e Maria José de Medeiros, representado o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal, respectivamente.

Na lista de homenageadas da sessão solene estavam profissionais de várias áreas, ativistas, militantes, benfeitoras, líderes classistas, empreendedoras, artistas, acadêmicas, mulheres em todas as facetas sociais, inclusive reverenciadas como mães e esposas.

Entre elas, a advogada Luciara de Freitas ressaltou a importância de no Dia 8 de março serem lembradas também as lutas das mulheres negras. “Enquanto as mulheres brancas estavam reivindicando o direito de trabalhar, nós já trabalhávamos sem remuneração e lutávamos pelo direito de ser gente”, lembrou.

Outra homenageada foi a empresária Salomé Polastro, figura conhecida dos natalenses por seu Salomé Lanches, empreendimento fundado com o esposo, que começou apenas como um carrinho de lanches, mas que  cresceu e se consolidou até encerrar as atividades este ano, após quatro décadas de funcionamento.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo