26/03/2024 Comissão de Educação aprova oito projetos de lei em reunião

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal apreciou oito projetos e designou outros trinta na reunião realizada na manhã desta terça-feira (26).

Entre os aprovados, está o PL 497/2023, de autoria do vereador Kleber Fernandes (REPUBLICANOS), relatado pelo vereador Robério Paulino (PSOL), que institui o “Programa de Suporte Emocional para crianças e adolescentes nas escolas públicas do município.

"Sou professor e não poderia deixar de apoiar e também de subscrever esse projeto que prevê que a escola tenha um profissional para dar apoio, um suporte emocional, àquelas crianças que em casa não têm. Muitas famílias são desestruturadas, o pai é violento com a mãe ou com a própria criança, causando assim muitos problemas e traumas. Esses fatores prejudicam o aprendizado, muitas vezes. Então, a escola tem que ser um local de convívio e de acolhimento. Eu, como educador, como professor, me preocupo muito com isso," disse o vereador Robério.

Outro projeto aprovado pela comissão foi o PL 595/2022 de autoria do vereador Preto Aquino (Podemos) que dispõe sobre as medidas a serem tomadas para a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de educação infantil e de recreação infantil.

Já o presidente da comissão, Daniel Valença (PT), destacou o PL 032/2023, de autoria de sua colega de bancada Brisa Bracchi (PT), que institui o Programa Remo do Potengi. "É um projeto importantíssimo, como colocado. O remo tem uma tradição na cidade de Natal e, com certeza, é invisibilizado. Na verdade, infelizmente, a gente vive em um país que apenas o futebol masculino tem a visibilidade merecida, enquanto todos os outros esportes também deveriam ter, pois mobilizam muitas pessoas e, no caso do remo, especialmente é tradicional e histórico. Além de estar numa área da cidade importantíssima, que é a Ribeira," disse.

O vereador Bispo Francisco de Assis (PRB) também participou da reunião e destacou a aprovação do PL 484/2023, que institui o dia do Encontro de Casais com Cristo (ECC) do movimento de renovação carismática católica.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis