17/04/2024 Em sessão solene, Câmara de Natal celebra 60 anos da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade comemora 60 anos de realizações. Sempre chamando a atenção da igreja e da sociedade como todo, de algum aspecto da realidade brasileira, a Campanha tem o objetivo de conversão e também de ações concretas em torno do tema em discussão. Para celebrar esta trajetória repleta de serviços à sociedade, a Câmara Municipal de Natal realizou nesta terça-feira (16) uma sessão solene, de autoria do vereador Milklei Leite (PV), em homenagem ao encerramento da campanha que em 2024 abordou 'Fraternidade e Amizade Social', um convite para que as pessoas reflitam sobre a importância do diálogo, de se evitar comportamentos que gerem intolerância e hostilidade.

De acordo com o Papa Francisco, é preciso superar as divisões, indiferenças, ódio e violência. A amizade social, pregada pela CNBB, é entendida como aquela amizade mais aberta, que pense no coletivo, sem divisão de grupos ou comportamentos extremistas. A Campanha da Fraternidade acontece toda Quaresma (período entre o Carnaval e a Páscoa) - época de reflexão para os católicos.

"A intenção da Igreja é reforçar em cada um de nós a beleza, a convivência humana em fraternidade, valorizando o espírito da amizade que nos leva ao acolhimento, à reconciliação, fortalece a convivência fraterna. O tema é muito atual, porque a pandemia afastou as pessoas, que foram para a frente da tela da televisão ou do celular, e as relações sociais enfraqueceram. Temos aqui um chamado para sairmos das telas e voltarmos ao contato com as pessoas", declarou o vereador Milklei Leite.

O coordenador da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Natal, Padre Robério Camilo, disse que a iniciativa busca construir uma sociedade mais justa e mais fraterna. "É um grito profético no meio desse mundo pagão, descrente e violento. A Igreja chega para dizer que todos somos irmãos e precisamos cuidar uns dos outros, sem indiferença com o próximo. A temática deste ano foi necessária em uma sociedade adoecida. Vamos dialogar, resolver nossas diferenças, focar nas convergências e praticar a caridade", defendeu.

A secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social do RN, afirmou que foi um ato de coragem, ousadia e criatividade da Igreja Católica ao criar há 60 anos uma campanha no período da Quaresma para que as pessoas pudessem não só ter o momento de refletir e se preparar para a Páscoa, mas fazer isso olhando para os desafios presentes na realidade. "Hoje é uma campanha muito importante, sempre com temas necessários e antenados com a contemporaneidade. Trata-se de um convite para um mundo mais irmão e fraterno", disse ela, que representou a governadora Fátima Bezerra.

Maria José de Medeiros, secretária de Políticas para Mulheres de Natal, parabenizou o Legislativo natalense pelo reconhecimento ao trabalho realizado pela Igreja Católica na cidade através da Campanha da Fraternidade. "Um momento de comemorar os 60 anos da Campanha da Fraternidade, essa Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil que ao longo dessas seis décadas pautou a agenda pública e fez a diferença na sociedade".

Fotos: Verônica Macedo

60 anos da Campanha da Fraternidade 16/04/24