A Câmara Municipal de Natal realizou, na noite desta terça-feira (9), sessão solene dedicada à primeira entrega da Comenda Marcos Dionísio de Direitos Humanos, criada para celebrar pessoas, entidades e coletivos que se destacam na defesa da dignidade humana na capital potiguar. A solenidade, proposta pela vereadora Samanda Alves, também outorgou o Título de Cidadão Natalense ao defensor público-geral do Rio Grande do Norte, Clístenes Mikael de Lima Gadelha.
“Receber o Título de Cidadão Natalense é uma questão de pertencimento. Foi em Natal que construí minha vida. E receber esse título junto da Comenda Marcos Dionísio é um plus, porque, como defensor público, a defesa dos direitos humanos é missão e prioridade”, afirmou Clístenes Gadelha, que é natural de Alexandria/RN.
A vereadora Samanda Alves, autora da proposição, destacou o caráter simbólico e político da solenidade: “É um dia importante para o nosso mandato e para toda a Casa, quando homenageamos quem constrói a pauta dos direitos humanos. Esta comenda leva o nome de um militante que é referência para Natal, para o Estado e para o Brasil. A Câmara hoje afirma seu compromisso com uma cidade digna e justa para todas as pessoas”.
A comenda homenageia o legado do advogado, educador popular e militante Marcos Dionísio Medeiros Caldas, referência na luta por direitos humanos no Estado, e foi instituída por projeto do então vereador Pedro Gorki, em 2021. “Ressalto minha alegria de estar entre essas pessoas e entidades homenageadas por uma comenda que celebra a vida de um dos maiores militantes pelos direitos humanos que o nosso Estado já teve. Em tempos tão sombrios, é fundamental lembrar Marcos Dionísio e reafirmar seu legado: justiça social, democracia e dignidade humana”, afirmou o ex-vereador.
Ao todo, 25 pessoas, instituições e movimentos receberam a comenda. A viúva de Marcos Dionísio, Maristela Gomes, recebeu a comenda dele in memoriam e declarou: “Essa comenda é uma demonstração de que Marcos Dionísio vive no coração de Natal. Receber, em nome dele, a comenda que leva o seu nome é uma grande emoção”.
A governadora Fátima Bezerra, também homenageada, enfatizou a importância educativa da iniciativa: “Estar aqui hoje é muito emocionante. Marcos Dionísio dedicou sua vida à democracia e aos direitos humanos. Essa comenda inspira, tem caráter pedagógico e nos lembra que a luta é o caminho para construir um mundo com paz, democracia e justiça social”.
A vereadora Thabatta Pimenta (Psol) também participou da solenidade.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Elpídio Junior.