27/09/2018 Comunidade Shalom é homenageada na Câmara pelos 25 anos de fundação

Em alusão aos 25 anos da Comunidade Shalom em Natal, a Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (26), uma sessão solene para celebrar este que é um importante braço carismático de evangelização ligado à Igreja Católica. Proposta pelo vereador Paulinho Freire, a solenidade destacou as atividades das lideranças religiosas e membros da comunidade que ajudaram a edificar o ministério estabelecendo uma atuação na busca da paz e pregação do Evangelho.

Baseado em vida comunitária e missionária, o Shalom foi reconhecido em 2012 pelo Vaticano como uma associação privada internacional de fiéis, com estatutos próprios. Hoje está presente em 60 países. Na capital potiguar o ministério possui nove centros e cerca de 3 mil pessoas vinculadas às atividades de evangelização, formação e promoção humana.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Paulinho Freire disse que a sessão solene constitui uma oportunidade para que toda Natal possa reconhecer esse trabalho de fé. "Não posso deixar de ressaltar a importância que a comunidade católica tem para nossa cidade, que nos últimos anos está assolada pela violência. Temos que trabalhar educação e segurança pública, mas acima de tudo incentivar o debate sobre valores que ajudem a construir uma sociedade pacífica".

"Para a juventude é uma luz que mostra o caminho. O Shalom deu uma razão de viver a muitos, de salvar. O Shalom é sal porque preserva a sociedade. Vemos pessoas em situação de rua auxiliadas por esses irmãos. Se pudéssemos expandir para toda a sociedade essa solidariedade, Natal seria outra. Dito isso, desejo que vocês continuem com esta mesma dedicação, e em nome de todos os parlamentares, um grande abraço, uma grande missão e que Deus abençoe a todos!", comemorou Paulinho.

Kleber Marinho, responsável local pela Missão Shalom Natal, declarou que a juventude é a bênção renovadora da Igreja. "Evangelizar é nossa primazia. Outra coisa não poderíamos ter senão o amor de Deus e a consciência de nossa responsabilidade. Aqui nessa Casa reforçamos esse compromisso, de sermos testemunhas de Jesus Cristo para alcançar o coração do nosso povo".

De acordo com o padre Ranyer de Oliveira, que representou a Arquidiocese de Natal, a vocação Shalom é um sinal claro de Deus que transforma vidas e traz a paz ao coração do homem. “Nós vemos isso na sua história que é profundamente humana e profundamente divina. São diversas expressões da comunidade que mostram o rosto de Deus, por meio de projetos sociais e ações concretas de transformação de vidas", pontuou.

Maria das Graças Freire, que participa do ministério desde sua fundação, falou que a Comunidade Shalom atua diretamente com a dignidade humana e a valorização da vida. "Existem projetos para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas enfermas, moradores de rua e dependentes de drogas. Por isso é importante compartilhar com alegria desse momento de homenagem que a Câmara nos proporciona".

Fotos: Verônica Macedo