10/11/2018 Presidente do TRT-RN, Auxiliadora Rodrigues, recebe Título de Cidadã Natalense

"O idealismo sempre foi um dos traços do seu caráter. Escolheu a carreira jurídica porque viu no direito os instrumentos de alcance da justiça real nos casos concretos, através do cumprimento de sua função social". Assim o presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (Avante), se referiu a desembargadora Maria Auxiliadora Barros Medeiros Rodrigues, presidente do TRT-RN, ao concedê-la, durante uma sessão solene realizada nesta sexta-feira (09), o Título de Cidadã Natalense. Participaram da cerimônia autoridades do Judiciário e representantes da magistratura, advocacia e entidades de classe.

Em seu discurso, o presidente Raniere Barbosa destacou a admiração da magistratura potiguar pelo trabalho de Auxiliadora Rodrigues. "Os colegas de jornada destacam sua "gentileza e o sorriso característicos". Ressaltam a alegria, a espontaneidade e a sinceridade da magistrada. Afirmam que ela possui imensa "habilidade para lidar com o ser humano", e lembram que "carinho, respeito e confiança são sentimentos que se conquistam". Em tempo: todos a classificam como uma excepcional companheira de trabalho", pontuou.

"A nossa homenageada já recebeu diversas honrarias. Mas faltava a consagração em Natal, cidade que a acolheu; terra na qual ela lutou por seus sonhos, cultivou valores e formou sua visão de mundo. Que bênção a nossa Deus ter colocado ela nesta ensolarada "esquina do continente"; um presente maravilhoso, pois contribuiu imensamente para o desenvolvimento do nosso município", completou Raniere.

Carlos Nilton, desembargador e ex-presidente do TRT-RN, falou que Auxiliadora é uma magistrada que, ao longo da sua trajetória, tem mostrado seu compromisso com as questões sociais e com a legislação brasileira. "Trata-se de uma grande personalidade, que sempre se posiciona ao lado dos que precisam da Justiça. Então, nada mais justo que prestar a ela esta homenagem", avaliou.

Para a amiga Zélia Madruga, a cidadania natalense completa brinda a carreira de sucesso de Auxiliadora. "Ela é uma pessoa realizada, possui uma história inspiradora. Com certeza cumpriu seu dever, de ter colaborado, de ter acrescido e de ter promovido justiça, além de ter provocado a discussão de assuntos importantes para a sociedade".

Seu filho, Caio César Rodrigues, reforçou a identidade da mãe com a capital potiguar. "O amor que ela tem por este chão não tem como dimensionar. Toda família está feliz com esta distinção que premia a dedicação dela ao trabalho e os serviços prestados à comunidade".

Ao fazer uso da palavra, Auxiliadora Rodrigues falou que Natal tem um significado ímpar em sua vida. "Sou filha adotiva de uma casal potiguar e vivo nesta cidade maravilhosa desde meus primeiros dias de existência. Portanto, já me sentia natalense. Mesmo assim, estou muito emocionada, porque tenho a sensação de estar nascendo de novo. Agora, posso dizer sem qualquer dúvida que sou mesmo natalense. Dito isso, só me resta agradecer aos parlamentares desta Casa e ao povo de Natal pelo carinho e consideração", concluiu.

Sobre a homenageada

Sua carreira enquanto magistrada começou em 1990, quando foi nomeada Juíza do Trabalho Substituta do TRT da 16ª Região (MA E PI). No mesmo ano foi nomeada Juíza do Trabalho Substituta do TRT da 13ª Região (PB E RN). Em 1991, através de Resolução Administrativa fez opção para pertencer o quadro do TRT da 21ª Região. Em 1992 foi nomeada, por merecimento, para exercer o cargo de Juíza Presidente da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Mossoró-RN. No ano de 2000, foi presidente da 4ª Vara do Trabalho de Natal-RN. Foi juíza titular da 6ª Vara do Trabalho de Natal-RN entre 2005 e junho de 2014, quando foi nomeada desembargadora. Em janeiro de 2015, Auxiliadora Rodrigues assumiu a vice-presidência do TRT-RN e, em 2017, assumindo sua presidência.

Como juíza e desembargadora, sua conduta é marcada pela conciliação. Quando presidiu a 6ª Vara do Trabalho de Natal, foi premiada pelo Conselho Nacional de Justiça pelo projeto A Justiça Liga para Conciliar. Mais recentemente, já como presidente do TRT potiguar, Auxiliadora inaugurou duas novas Varas do Trabalho em Natal e as novas instalações do Centro de Solução de Conflitos de Natal, o CEJUSC-MAR, que realiza diariamente dezenas de audiências de conciliação de processos trabalhistas.

Fotos: Verônica Macedo