15/11/2018 Solenidade comemora Dia do Dentista na Câmara Municipal de Natal

Para homenagear o Dia do Dentista, data celebrada em 25 de outubro, o vereador Paulinho Freire propôs, nesta quarta-feira (14), uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal para agraciar com a Comenda Clemente Galvão profissionais que contribuem para o desenvolvimento das ciências envolvidas na atividade. No Rio Grande do Norte existem aproximadamente 4 mil dentistas; 65% atendem pelo SUS.

O vereador Paulinho Freire ressaltou a importância da atuação dos dentistas na sociedade. “Devemos reconhecer o trabalho desses profissionais que cumprem o papel muito bem feito. A Odontologia potiguar é reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela sua excelência, técnicas e procedimentos de alta eficácia. Motivo de orgulho para todos nós", destacou o parlamentar.

Também presente no ato solene, o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa, parabenizou o vereador Paulinho Freire pela iniciativa de inserir a homenagem ao Dia do Dentista na calendário oficial de eventos do Parlamento Municipal. "Nada mais justo que reconhecer o significado social dos esforços dos dentistas. O Poder Público precisa, inclusive, ampliar a rede de atendimento, haja vista que todas as pessoas tem o direito de sorrir".

Na sequência, o vereador e dentista-cirurgião Cícero Martins falou que a Odontologia é uma profissão que liberta a vergonha que as pessoas sentem em sorrir e faz com que todos possam estampar a sua alegria no rosto. "Quando nos referimos aos dentistas, não lembramos apenas da estética. A higiene bucal é fundamental para a saúde. E para isso, são necessários mais profissionais da odontologia. Há um número insuficiente para atender a população”, acrescentou.

Ao fazer uso da palavra, o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO RN), Gláucio de Morais, lembrou da necessidade de mais concursos públicos com o objetivo de contratar mais dentistas e melhorar a oferta nos hospitais e postos de saúde. "Apenas 30% são contratados por concurso, os demais enfrentam condições de trabalho de precarizadas. Outra demanda é levar mais tecnologia para o serviço público", pontuou.

Entre os homenageados estava Pedro Alzair, presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Rio Grande do Norte (ABO/RN). Ele falou sobre os desafios da carreira. “É uma profissão que exige sacrifícios, mas bastante gratificante. Portanto, este reconhecimento do Legislativo natalense chega como um incentivo para todos que estão aqui continuarem ainda com mais afinco nesta jornada”.

O dentista Ricardo Fonseca, um dos agraciados com a Comenda, disse que a honraria transforma a data num dia simbólico para a Odontologia na capital potiguar, pois coroa histórias de superações pessoais e profissionais. "Este é um momento de muita alegria para mim e estou feliz de poder partilhá-lo com os meus colegas", concluiu.

Fotos: Verônica Macedo