27/11/2018 Empresas que apoiam a cultura são homenageadas na Câmara de Natal

Por proposição da vereadora Ana Paula, a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (26), uma sessão solene para homenagear instituições sediadas na capital potiguar com o título de "Empresa Amiga da Cultura", por terem contribuído efetivamente para o desenvolvimento cultural em nosso município, através da Lei Djalma Maranhão. Um dos instrumentos mais importantes para o fomento do setor a lei incentiva a cultura através da renúncia fiscal da Prefeitura, o que possibilita investimentos maciços de parceiros com o objetivo de promover e valorizar as manifestações culturais e artísticas da cidade.

"A cultura representa uma rede de significados que dão sentido ao mundo que envolve o indivíduo e a sociedade. Sem o acervo cultural o mundo seria inóspito e triste. Os bens culturais materiais ou imateriais contribuem para o entendimento e melhoria do mundo em que vivemos e proporciona aos estudiosos o desvendamento dos mistérios dos tempos passados e a utilização daquelas experiências ricas e inovadoras no aperfeiçoamento das relações sociais", afirmou a vereadora Ana Paula.

"Este é um reconhecimento às empresas que tem compromisso com a cultura, que apoiam projetos tão importantes para a população. Que continuem com este mesmo protagonismo, diversificando os incentivos, atingindo, assim, outras manifestações artísticas. Conheço as dificuldades dos artistas, produtores, agenciadores, de convencer um patrocinador, de ter seu projeto contemplado. Portanto, as ações destas empresas que hoje recebem esta honraria a distinguirão e a ajudarão a construir uma bela história para a posteridade", completou.

Carlos Medeiros, vice-presidente da Unimed Natal, reforçou a importância da temática. "Entendemos que a cultura é a base de um povo e uma nação só é forte quando suas tradições se perpetuam. Ora, as pessoas ficam felizes quando os artistas potiguares conseguem brilhar no cenário nacional, ganhar prêmios etc. Mas eles só podem chegar lá se aqui tivermos incentivos. Aliás, a cultura atrai turistas e o turismo é a principal atividade econômica de Natal. Ou seja, as manifestações culturais precisam ser encaradas como um grande negócio que gera emprego e renda pra todo mundo".

Eudes Rocha, gerente de Recursos Humanos do Grupo Vila, falou que a homenagem do Legislativo natalense reconhece trabalhos de cunho social encabeçados pela iniciativa privada. "A intenção é manter viva a a cultura nas suas diferentes vertentes. Temos um projeto forte de preservação da memória dos artistas da terra para que os grandes nomes da nossa cultura nunca sejam esquecidos. Porque entendemos que essa tarefa não é uma responsabilidade apenas do poder público, mas de toda sociedade civil organizada", pontuou.

Na sequência, Horácio Oliveira, diretor da Pulse Academia, disse que desde o início a empresa investe iniciativas sociais. "Com certeza este reconhecimento serve de incentivo para que as empresas parceiras da cultura continuem focadas e para que outras cheguem para participar dessa corrente positiva. Então, que venham mais pessoas pra somar e ajudar a elevar a arte em Natal".

O proprietário da Sadepaula Produções Criativas, Marcos Sá de Paula, que é idealizador e produtor de projetos como Som da Mata e Bosque Encena, ressaltou que a participação em projetos culturais e de promoção social, num mercado que só cresce a cada dia, é também uma forma de valorizar a imagem institucional. "São muitos benefícios para quem investe em arte. tais como: agregação de valor à marca, reforço do papel da empresa na localidade onde atua, desenvolvimento de novas oportunidades de negócio, relacionamento da empresa com outras esferas do governo. Trata-se de uma via de mão dupla em que todos ganham", concluiu.

Conheça as empresas agraciadas com o título "Empresa Amiga da Cultura"

Unimed Natal
Arena das Dunas concessão e eventos
CEI Centro de Educação Integrada