05/12/2018 Câmara homenageia campanha Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/Aids

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é 1º de dezembro, mas o mês inteiro é dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O Dezembro Vermelho é constituído por um conjunto de atividades e mobilizações com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com essas doenças. Para homenagear instituições, movimentos sociais e profissionais empenhados na causa, a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (04), uma sessão solene em homenagem à data. A iniciativa foi do presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (Avante).

"A Aids, até o momento, é uma doença que não possui cura, portanto, é necessária uma proteção eficiente contra ela. Ao criar um Dia Mundialde Combate à Aids, o objetivo era chamar a atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até seu tratamento. Quero aqui antes de tudo dizer que esta ocasião é fundamental para quebrarmos o que é a pior doença que existe nos dias de hoje: o preconceito", afirmou o presidente Raniere Barbosa.

Segundo ele, faz-se necessário mostrar para a população que não se contrai Aids com um simples aperto de mão ou abraço em um paciente. "Temos que mostrar também que uma pessoa com o vírus pode relacionar-se e trabalhar normalmente, e que hoje a Aids não é uma sentença de morte, haja vista que é possível viver bem com a doença", completou.

Em seu discurso, o secretário estadual de Saúde (Sesap), Sidney Domingos Ferreira de Souza, falou sobre a atuação do Governo do Estado do RN. “Nosso papel é o de apoiar os municípios e manter a aproximação do Ministério da Saúde com eles. O objetivo é disponibilizar oferta de ações para prevenção e tratamento”, explicou.

Genilce Almeida, secretária-adjunta de Atenção à Saúde de Natal (SMS), falou que iniciativas como esta, que são acompanhadas de um propósito, têm sempre um significado especial. "Ainda mais quando se trata de uma causa tão relevante como a luta contra o HIV/ AIDS. O Legislativo natalense está de parabéns!".

Na sequência, Lula Belmont, presidente do Bloco das Kengas, que desde 1983 anima os carnavais do Centro Histórico/Cidade Alta, disse que o grupo alerta para a prática do sexo seguro.  "Fundamos o bloco nos anos 80, justamente na época que a Aids surgiu e desde então levamos ao público a distribuição de camisinhas, participando de ações voltadas para conscientização das pessoas sobre o tema", contou.

“Qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa pode pegar a doença, que é real, atual e crescente, e a única forma de se proteger é usando a camisinha em todos os tipos de relação sexual. Esse alerta da Câmara Municipal de Natal é muito importante”, defendeu Arruda Sales, artista plástico e Drag Queen.

Fotos: Verônica Macedo