06/12/2018 Solenidade na Câmara de Natal homenageia os 60 anos da UFRN

A Câmara Municipal de Natal prestou homenagem, na noite desta quinta-feira (06), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pelos 60 anos da instituição de ensino. A sessão solene foi de proposição do vereador Ney Lopes Júnior (PSD) e prestigiada por professores, ex-reitores, servidores, estudantes e representantes dos segmentos da educação e cultura do Rio Grande do Norte.

Criada em 1958, a UFRN possui 113 cursos de graduação, 136 de pós-graduação, em 5 campis e uma média de 43 mil alunos. Em 2017, foi considerada pelo britânico Times Higther Education (THE), um dos mais importantes rankings internacionais de universidades, uma das melhores Instituições de Ensino Superior da América Latina.

Em seu discurso, o vereador autor enfatizou e justificou a justa homenagem aos serviços prestados pela instituição, recordando os fundadores da instituição. “Essa solenidade tem um significado pela importância da UFRN para a sociedade, a UFRN tem história de contribuição para o nosso estado, é referência nacional e internacional. Homenageamos a UFRN pela grande contribuição social e econômica que a instituição deu nesses 60 anos a sociedade potiguar”, destacou Ney Lopes Júnior.

A reitora Ângela Maria Paiva Cruz foi representada pelo vice-reitor José Daniel Diniz, que após a homenagem discursou representando os homenageados. O sucessor da reitora Ângela Paiva agradeceu a homenagem da Casa Legislativa. “Cumpro uma dupla e honrosa missão de representar nossa reitora Ângela Paiva e meus colegas homenageados. Orgulho-me de ter obtido formação acadêmica na UFRN, que hoje tem 43 mil estudantes, além do ensino infantil. A UFRN trabalha com um forte programa administrativo fortalecendo a interiorização e internacionalização do ensino e comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão. Destaco também o surgimento de incubadoras de empresas e o apoio desta Casa para a construção do Parque Tecnológico”, evidenciou o vice-reitor José Daniel Diniz.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (Avante), acentuou que a UFRN é referência no ensino de qualidade. “É uma homenagem justa, pois, a UFRN oferece ensino de qualidade, recordo de cursos que são foram referências no país, como por exemplo, o curso de Odontologia. Esta homenagem também engradece o parlamento municipal”, falou o presidente Raniere Barbosa, que ainda agradeceu a participação da Universidade nos debates de projetos na Câmara.

“Não tenho dúvidas que a UFRN será uma das melhores Universidades do país, vem com uma sequência muita boa de gestores e com professores a cada dia mais qualificados”, destacou um dos homenageados, o ex-reitor Diógenes da Cunha Lima.

Além do propositor, participou da solenidade o presidente Raniere Barbosa (Avante); os vereadores Preto Aquino (Patriota), Felipe Alves (MDB) e Sandro Pimentel (PSOL).

Confira os homenageados

·         Ângela Maria Paiva Cruz (reitora)
·         José Daniel Diniz Melo (vice-reitor)
·         Dr. Onofre Lopes (ex-reitor) representado pelo filho Dr. Onofre Lopes Júnior